Biologia 06 – A importância das vitaminas para nossa saúde

Olá, pessoal!

Em nossa nova postagem, trouxemos um tema de muito interesse devido ao momento em que vivemos: a ação das vitaminas na manutenção da nossa saúde. Diariamente recebemos um verdadeiro “bombardeio” de informações sobre alimentos, receitas e remédios que seriam importantes para fortalecer nossa imunidade e nos proteger contra o novo coronavírus. Muitas delas, como as vitaminas, já fazem parte do nosso cotidiano devido sua ação necessária em nosso metabolismo. Mas será que o uso excessivo dessa substância aumentaria sua ação de forma saudável? O Brasil é considerado o terceiro maior mercado de suplementos alimentares do mundo, incluindo multivitamínicos, e nessa postagem você vai descobrir como algumas vitaminas estão envolvidas com o desenvolvimento da nossa imunidade, bem como os problemas decorrente do seu uso indiscriminado.  

Vamos lá!

Material elaborado pelas professoras Andréa Pereira, Juliana Ribeiro e Thayse Azevedo.

Tema 1: O ano em que vivemos em perigo

Programa – Matéria de Capa TV Cultura

Duração: 26 minutos.

Do que se trata mesmo?

Nessa reportagem vamos conhecer os alimentos usados como instrumentos para fortalecer o Sistema Nervoso, e nos preparar para enfrentar os novos desafios durante e pós pandemia, que serão muitos. E a pergunta é: como fazer?

Os cientistas já sabem que as vitaminas que fazem parte do Complexo B são fundamentais para fortalecer o sistema nervoso, então vamos conhecer e saber onde encontrar os alimentos que contêm em abundância esse complexo vitamínico. Lembre-se que as vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. 

Além de melhorar o nosso sistema nervoso, as vitaminas do Complexo B nos ajudam a ativar um outro sistema fundamental para podermos ultrapassar esse momento de pandemia, que é o sistema imunológico.

Tema 2: “Vitamina D: Qual o seu papel contra o coronavírus?” (podcast)

Do que se trata mesmo?

Muito ouvimos falar da importância da vitamina C no combate ao coronavírus. Vimos anteriormente que além da famosa vitamina C, o complexo B também é bem importante. Nesse contexto, outra vitamina de destaque é a vitamina D. Nesse podcast, além de sua conhecida função de manutenção óssea, várias funções dessa vitamina são apresentadas, inclusive como ativador transcricional de genes ativos em células do sistema imune. 

Infelizmente, muitas pessoas buscam suplementar vitaminas por conta própria. Tal ação é comum principalmente devido ao fato de não ser necessário obter prescrição médica para o uso de suplementação alimentar no Brasil. Uma pesquisa divulgada pela Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres)  mostra que, entre março e abril de 2020, houve um aumento considerável no consumo de multivitamínicos, e da vitamina C em específico, itens rotineiramente associados à imunidade. Porém, é importante ressaltar que tais suplementos são necessários quando o indivíduo não consegue obter todos os nutrientes por meio da alimentação e, por isso, só deve ser feito em casos muito específicos e sob orientação profissional. Ou seja, nada de buscar em farmácias, e sim caprichar em uma boa alimentação, variada e colorida!

Esperamos que aproveitem a matéria e que consigam fortalecer esses dois sistemas do corpo humano,  fundamentais para que possamos ultrapassar, com qualidade, esse momento tão complexo que estamos vivenciando.

Vamos pensar um pouco mais…

Agora que vocês já estão afiados, lembrem de suas 3 últimas refeições. Tentem elencar quais vitaminas estavam presentes nelas e pensem quais deveriam ser as 3 próximas refeições para balancear o contexto nutricional em suas refeições. Conseguiram? Que tal, agora, compartilhar com a família essas informações? 

E vocês podem ainda…

Montar uma tabela contendo o nome químico, as principais funções, fontes alimentares, principais sintomas de deficiência de cada vitamina e a classificação (hidrossolúvel ou lipossolúvel).

Bom estudo e até mais! 

Deixe uma resposta