Informe-se sobre o coronavírus e a COVID-19

A COVID-19, é uma doença causada por um vírus do tipo coronavírus SARS-CoV-2, descoberto ao final de 2019 na China, onde as principais pessoas infectadas desenvolvem desde quadro assintomático até comprometimento respiratório grave causado por uma pneumonia.

A doença se manifesta gravemente principalmente em idosos e pessoas que apresentam problemas crônicos como: doenças respiratórias, doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e câncer estes grupos com maior chance de ter o agravamento da doença e consequentemente morte.

Veja abaixo nosso material de apoio com as principais informações da COVID-19.

O modo mais aconselhável de precaver e desacelerar o contágio da COVID-19 é estar bem informado acerca da transmissão, sintomas e as medidas de prevenção.

Agora que você pode ler o nosso material será bem simples de responder o nossos primeiros testes gamificados: Nestes questionários você poderá responder algumas informações presentes no material de apoio.

O primeiro game do tipo questionário, foi produzido na plataforma Wordwall e o segundo game, foi produzido a partir de plug-ins disponíveis no H5P. Ambos são ótimas alternativa para reflexão e fixação do conhecimento obtido a partir do material de apoio disponível acima.

Vamos jogar?

Questionário 01

Questionário 02

Dados do coronavírus no Mundo

A COVID-19 vem causando sérios efeitos não apenas na área biomédica ou epidemiológica, a humanidade teve que se adaptar a uma nova realidade, os efeitos sociais grande parte das vezes ficam evidentes em meio ao caos político, social e econômico que as nações enfrentam para superar os grandes impactos causados pela pandemia.

Em meio a tantos impactos que a pandemia causou na nossa realidade, aqui apresentamos os dados de casos confirmados e mortes por COVID-19.

Total de mortes e casos confirmados de COVID-19 no Brasil

Casos e óbitos COVID-19 confirmados diariamente no Brasil

Em meio a um cenário de insegurança e medo, onde nem todas as famílias tem o prazer de respirarem aliviadas ao final dessa batalha contra a Covid-19, aqueles que alcançam esse resultado acabam que por redobrar os cuidados na maior parte dos casos, contribuindo assim para dimunuir a propagação do vírus. Por outro lado, existe aquela parcela da população que encontra certa resistência a adptar-se as medidas de prevenção estabelecidas pelos orgãos de saúde, reverberando assim, em milhares de infectados, lotando as recepções e corredores dos hospitais em busca de atendimento, numa tentativa de reparar a imprudencia.

O mundo está de luto: Imagem gratuita do Pixabay, disponível neste hyperlink.

Os efeitos da COVID-19 no pulmão de infectados

O vírus ao entrar em nossas vias respiratórias aéreas e chegar ao pulmão causa sintomas típicos de um resfriado. No entanto, a complicação da infecção do vírus em nosso organismo pode ser agravada principalmente se esta for em conjunto com outras doenças crônicas, que podem debilitar mais ainda o infectado causando assim, a sua morte.

Veja na imagem abaixo um pulmão comprometido pela COVID-19: Mova a barra central para a esquerda ou direita e veja as áreas afetadas pela infecção viral no pulmão de um infectado antes e após o agravamento da doença.

Sobreposição de imagens: Efeitos da COVID-19 no pulmão

Porque a COVID-19 é considerada uma pandemia?

Coronavírus pelo mundo: Imagem gratuita do Pixabay, disponível neste hyperlink.

A COVID-19 é uma doença de fácil propagação, transmitida a partir de gotículas de ar ou saliva contendo o vírus quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou toca em alguma superfície com as mãos infectadas. A pessoa saudável acaba entrando em contato com o vírus e consequentemente ela se infectará. Portanto, é muito importante que ao tossir ou espirrar utilizar o bom senso e manter as mãos limpas, usar máscara e quando tossir proteger a boca ou nariz com o antebraço.

O vírus pode facilmente infectar seres humanos em diversos países, o que em março de 2020 a OMS decreta a COVID-19 como uma pandemia de nível alarmante a todo o mundo. O vírus viajou facilmente todos os continente infectando populações e dizimando centenas de milhares de pessoas.

Veja abaixo um vídeo em 360º da estrutura em 3D do Coronavírus, clique nas extremidades do vídeo e puxe para esquerda ou direita para ver a molécula por outros ângulos.

Neste vídeo foi possível observar toda a estrutura externa e interna do vírus responsável pela COVID-19, percebe-se também, projeções em forma de coroa, por isso o nome coronavírus. No entanto, não se confunda, coronavírus é um grupo de vírus que atacam seres humanos e outros animais, causando principalmente doenças do trato respoiratório. Sendo a COVID-19 uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2.

Como prevenir a transmissão da COVID-19?

Atualmente as formas de prevenção mais eficazes consistem no uso de máscaras, distanciamento social, maiores condutas de limpeza e principalmente, manter sempre as mãos limpas e higienizadas com água e sabão ou álcool em gel (70 %) .

Sabemos que manter as mãos limpas e livre de microrganismos não é uma tarefa fácil, isso porque utilizamos nossas mãos para grande parte das funções que desempenhamos no dia a dia. Isso requer um cuidado maior durante a limpeza das mãos para comer e tocar em partes específicas do rosto que são porta de entrada para os microrganismos que causam infecção das vias aéreas superiores e inferiores.

Neste caso, torna-se muito importante estar bem instruído quanto a limpeza correta das mãos. Veja no vídeo abaixo!

Vamos testar a sua memória sobre as formas de prevenção a COVID-19 identifique as imagens iguais abaixo

Imagem utilizada no jogo da memória: Imagem gratuita do Pixabay, disponível neste hyperlink.

Com a ajuda de nosso material de apoio exibido no início desta página e a partir das informações aprendidas até aqui, identifique nas questões do tipo verdadeiro ou falso as informações sobre a prevenção e transmissão da COVID-19.

Você pode responder a qualquer momento que estiver pronto, se sim, então VAMOS LÁ!

Verdadeiro ou falso 01:

Verdadeiro ou falso 02:

Verdadeiro ou falso 03:

Verdadeiro ou falso 04:

Verdadeiro ou falso 05:

Quais os principais sintomas que são apresentados após a infecção do vírus no organismo?

O pulmão é o principal órgão afetado pela COVID-19: Imagem gratuita do Pixabay, disponível neste hyperlink.

O ministério da saúde adverte sobre os sintomas da COVID-19.

“Eles podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa” Fonte.

Caso apresente agravamento dos sintomas citados, procure um hospital de apoio.

Antes de procurar um profissional da saúde é importante descobrir em qual hospital está servindo de referência para casos suspeitos e confirmados de COVID-19, pois indo para o hospital certo evitará que outras pessoas sejam infectadas ou que você acabe contraindo outras infeções que possam agravar o quadro viral, pois é importante neste momento que suas defesas naturais estejam prontas para combater apenas a infecção viral.

Veja aqui os hospitais de campanha da COVID-19

Veja aqui as unidades básicas de saúde disponíveis por municípios que prestam atendimento

Como é realizado o teste e quais as possíveis vacinas encontradas para controle da COVID-19?

Os cientistas do mundo inteiro em conjunto com vários países estão se mobilizando na busca de uma vacina.

Já estão sendo realizados vários testes que garantam a eficácia de vacinas, no entanto, cada organismo responde diferente, sendo neste caso necessário maiores investimentos em estudos e testes para que se possa realizar a produção em larga escala para distribuição mundial. No mais, cada segundo conta, pois a cada dia morrem mais pessoas pelo mundo.

Cartões interativos: Tipos de exames

Vacinas disponíveis
Vacina da COVID-19 Imagem gratuita do Pixabay, disponível neste hyperlink.

De acordo com Gazeta do Povo “Muito se fala sobre a participação do Brasil em testes de vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas em outros países. Mas nós também estamos na corrida por um imunizante eficaz e seguro contra o coronavírus.

Podcast: Vacinas da COVID-19 Gazeta do Povo” disponível neste hyperlink

Linha do tempo COVID-19 no Brasil

Vacina da COVID-19 Imagem gratuita do Pixabay, disponível neste hyperlink.

Linha do tempo desde o primeiro caso até o dia 10 de maio de 2020

Teste seus conhecimentos sobre a temática

Que tal testar seus conhecimentos na temática

Questionário 03:

Encontra letras

Caça palavras

Estoure o balão

Sites gratuitos com opção de certificados

Aqui, deixamos um presente a você que chegou ao fim da página, trata-se de um pacotão de cursos gratuitos para diversas áreas. Compartilhe com amigos e familiares para que o conhecimento chegue a todos.

Considerações finais:

Esta postagem, foi produzida a partir de recursos produzidos ou embutidos a partir de plugins H5P. Tal proposta visa proporcionar conhecimento científico e reflexão crítica sobre a COVID-19 em uma página com objetos gamificados que podem ajudar na avaliação da compreensão dos conhecimentos obtidos aqui. Agradecemos a sua visita e se puder, compartilhe com amigos e familiares para que estes possam ficar cada vez mais informados sobre a COVID-19.

Deixe uma resposta