Biologia: 01- Coronavírus e o Histórico das Pandemias

Olá, pessoal! Como estão? Sentimos a falta de vocês, das nossas conversas em sala de aula, nos corredores… Temos agora esse espaço para ficarmos mais próximos, para falarmos sobre Biologia e de tantos assuntos relacionados que nos cercam nesse momento. Que tal? Começaremos pelo principal: Como o coronavírus tornou-se esse problema? Como ocorrem as pandemias? Esperamos que gostem e aproveitem!

Vamos Começar!?!?

Material elaborado pelas professoras Andréa Pereira, Juliana Ribeiro e Thayse Azevedo.

Tema: Coroa de espinhos.

Podcast disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/terra-e-redonda-coroa-de-espinhos/

Especialistas discutem quem é o inimigo que está prendendo bilhões de pessoas em casa e como vamos sair da pandemia causada pelo coronavírus.

Do que se trata mesmo?

Quem é o inimigo microscópico que está prendendo bilhões de seres humanos em casa em todo o mundo? Que lições podemos tirar do combate a outras pandemias para enfrentar esse microrganismo? Como é que se sai de uma pandemia? Essas são algumas das questões que norteiam a investigação do repórter Bernardo Esteves a respeito do novo coronavírus.

A Terra é redonda discute o passado, presente e futuro de uma pandemia. Especialistas analisam o enfrentamento da pandemia de gripe espanhola em 1918, a identidade genética do novo coronavírus e os impactos da pandemia sobre a saúde mental, a economia e o meio ambiente.

O programa conta com os depoimentos do historiador da saúde Gilberto Hochman, do virologista Atila Iamarino, da virologista Jaqueline Goes de Jesus, da demógrafa Marcia Castro e da ambientalista Natalie Unterstell.

Vamos refletir mais…

As semelhanças e diferenças entre as pandemias atuais e as do passado;

A prevenção e o tratamento das pandemias;

A gripe espanhola não veio da Espanha;

O isolamento social como forma de prevenção não é algo novo;

Como eram as fake news do passado?

O confronto entre a Ciência e a crença popular;

Os antibióticos e o coronavírus;

A descoberta dos vírus e a importância desse feito;

O porquê do nome coronavírus e a ação dele dentro das células;

A importância da Ciência para entender o genoma, a dinâmica e a ecologia do vírus;

Recursos escassos para produzir Ciência no Brasil;

O que ficará de legado e o que aprenderemos quando essa pandemia passar?

Tema: Uma História das Pragas

Vídeo disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=a1TY8W6yCpg

Ao longo dos tempos várias pandemias foram registradas e devastaram grande parte da população humana. Hoje, conhecemos mais sobre a prevenção e tratamento de várias doenças, porém muitas retornam, outras surgem causando enorme estrago em toda a população.

Vamos conhecer um pouco mais da história e ecologia de alguns seres microscópicos patogênicos e tentar entender qual o motivo de, em tempos em tempos, sermos acometidos por esses seres.

Doenças como a peste negra, varíola, cólera, gripe espanhola, H1N1, gripe suína, sarampo, poliomielite, Covid 19 são causadas por seres diminutos, que não são vistos a olho nu e causam muito mal a toda a população humana.  Quando o assunto é uma doença, é importante conhecer a ecologia e características dos agentes etiológicos, forma de transmissão, sintomas, prevenção e tratamento.

Sugestão de atividade

Fazer um quadro comparativo com as características dos agentes etiológicos que causam as doenças citadas na reportagem, apontando suas estruturas celulares (se houver), forma de nutrição, tipo de reprodução e onde podem ser encontrados no ambiente.

Em seguida faça um outro quadro contendo: as manifestações clínicas; período de incubação; tempo de duração da doença; prevenção; sintomas e tratamento dessas doenças.

Até a próxima!!

Deixe uma resposta